domingo, 19 de outubro de 2008

III Semana a distância: Leitura online (p.75)


a) Visite o site http://www.eca.usp.br/prof/moran/, vá ao link “educação inovadora” e leia o texto Os Novos Espaços de Atuação do Educador com As Tecnologias, do professor José Manuel Moran.
b) Depois da leitura, produza um texto destacando os pontos mais relevantes abordados pelo autor.
c) Salve o texto em sua pasta/portfólio e socialize-o aqui neste espaço.

Boa leitura!

20 comentários:

Anônimo disse...

Com a chegada do computador na escola, novos desafios e uma série de novidades coma fazer mais rápidas as atividades desenvolvidas nas tarefas da secretaria e nas atividades das salas de aulas e com a chegada da internet, e e os cursos de introdução a educação digital, o professor esta sendo capacitado antes para fazer esse trabalho didático com os alunos no laboratório de informática da escola.Assim, o professor pode organizar melhor seus conteúdos pedagógicos tudo isso facilita o conhecimento e o ambiente virtual o que é importante nas atividades virtuais da pesquisa, da comunicação e da produção. A internet favorece o trabalho conjunto entre professor e aluno e até mesmo nos trabalhos dos alunos eles tendo como fazer pesquisa nos computadores.

Anônimo disse...

Parabéns Iremar, estou gostando muito do seu desempenho!

Aldeíza.

Anônimo disse...

Atividade 3.

O texto Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias, de José Manuel Moran, desperta no professor um enorme desejo de mudança na educação brasileira.
O autor deixa claro ao se referir à necessidade de inovação na sala de aula como um espaço prazeroso para que o aluno crie estímulo e interesse pelas atividades.
Na realidade, é crítica a situação das nossas escolas, não temos sequer carteiras suficientes para atender a demanda do nosso alunado, muitos escrevem com os cadernos sobre as pernas. É um absurdo, o desrespeito é total para com esses jovens. Fala-se em cidadania, pagamento de impostos, todavia a devolução desses tributos é de forma enganosa e injusta.
O texto é maravilhoso, principalmente quando destaca a importância de professores bem preparados, motivados e bem remunerados, com formação pedagógica atualizada. Isso não vem acontecendo no nosso meio profissional; existe muito desprezo, indiferença até mesmo discriminação para com os trabalhadores dessa área.
Os nossos governantes precisam reverter essa situação, implantando novas mudanças até mesmo nos currículos escolares. Não podemos continuar dessa forma, está na hora de nos adequarmos ao momento novo da tecnologia informatizada.


Terezinha Silva. ( 08/ll/2008

iremar disse...

Alddeiza obrigada pela força que você, Risoneide e Frank tem me dado

Abraços

da amiga de heje e de sempre
se Deus quizer

Iremar Maria de Freitas Oliveira

Anônimo disse...

O texto de Moran impulsiona o educador para refletir sobre a sua atuação profissional diante dos desafios da evolução tecnológica. Vivemos atualmente um caos de informações que, muitas vezes, ficamos assustados e inseguros diante de tal complexidade. Para isso, o professor, segundo Moran, deve estar preparado para superar esses desafios tornando, dessa forma, o processo ensino-aprendizagem mais dinâmico e participativo. Nesse contexto, a sala de aula é um espaço privilegiado, por excelência, para uma educação de qualidade. Assim, o professor precisa estar motivado, ser bem remunerado, ter acesso aos recursos necessários e competência para lidar com as novas tecnologias. Deve estar a sua disposição computador com projetor multimídia, acesso a internet, a materiais como CD, DVD, páginas da WEB, etc. Um outro espaço importante é o laboratório conectado: aulas devem ser programadas nesse espaço, a fim de que os alunos possam participar desses momentos virtuais, para se tornarem familiarizados com essas tecnologias. Finalizando, o autor propõe a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem, para que o professor possa conciliar o que o aluno aprende na sala de aula e à distância; o que é válido ou não na internet; e a relação entre a prática/teoria/prática que deve estar proposta em todo currículo, para a aproximação do que se aprende com situações reais vivenciadas pelos alunos. Essa é a minha compreensão dos pontos mais importantes do texto e concluo com a frase de Moran: Educar hoje é mais complexo, porque a sociedade também é mais complexa e também o são as competências necessárias.

Anônimo disse...

O texto Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias nos mostra que estamos vivendo na era da inovação e que para acompanharmos essas mudanças se faz necessário por em prática o que está ainda somente na teoria.
Achei sensacional quando o autor fala sobre a importância da preparação do educador para enfrentar os desafios que virão com relação aos avanços tecnológicos, mas infelizmente a nossa realidade está muito distante do pensamento do autor, pois não temos ainda acesso aos recursos necessário para inovar as nossas aulas.

Anônimo disse...

Atividade III

Ao ler o texto Os Novos Espaços de Atuação do Educador com as Tecnologias, do professor José Manuel Moran, os pontos mais relevantes dados pelo autor foram:
A internet e as novas tecnologias estão trazendo novos desafios pedagógicos para as escolas e sociedades.
A sociedade como um todo é um espaço privilegiado de aprendizagem. Mas é a escola a organizadora e certificadora principal do processo ensino-aprendizagem, por isso precisamos repensar todo processo, reaprender a ensinar, a estar com os alunos, a orientar nas atividades, a definir o que vale a pena fazer e aprender juntos ou separados.
A sala de aula será, cada vez mais, um ponto de partida e de chegada, um espaço importante, mas que se combina com outros espaços para ampliar as possibilidades de atividades de aprendizagem.
O professor deve fazer do aluno sem parceiro-pesquisador e junto a eles ensiná-los as informações básicas de como pesquisar e utilizar os ambientes virtuais de aprendizagem
A internet e as novas tecnologias estão trazendo novos desafios pedagógicos para as escolas, por isso os professores precisam adquirir a competência de gestão de tempos a distância combinando com o presencial pela internet para ajudá-los a melhorar nos conhecimentos e ao mesmo tempo motivando-os as novas experiências e enriquecendo o repertório dos mesmos.
Os professores devem acompanhar nas práticas, nos projetos, das experiências que ligam os alunos a realidade, a sua profissão, ponto entre a teoria e a prática. É para que os professores possam fazer esse acompanhamento, deve ser bem preparada, motivados e bem remunerados e com boa formação pedagógica.
Através do computador as informações são múltiplas, pois o mesmo é uma ferramenta de apoio tanto para o professor quanto para o aluno.
Antes o professor só se preocupava em estar com os alunos na sala de aula, enchendo-os de conteúdos, entediados muitas vezes de assuntos sem muita importância.
Hoje é diferente, os alunos são levados para laboratórios para organizar pesquisas, usar a internet e realizar atividades a distância aflorando seus conhecimentos tornando, assim, bons profissionais no futuro.

Zélia Maria Ferreira Bezerra

Júnior disse...

José Paulino Pereira Júnior
Sabe-se que a prática docente precisa ser mudada urgentemente, uma vez que os alunos já não suportam a rotinização das aulas. Atualmente, a internet aparece como uma grande aliada para romper com certos padrões tradicionais, pois através das novas tecnologias abre-se um novo espaço para se criar novos desafios didáticos, novos ambientes de aprendizagem e, assim, favorecer a aprendizagem de modo mais prazeroso e envolvente. Desse modo, constata-se que é preciso repensar o processo ensino-aprendizagem, assim como, o currículo que deve contemplar novos ambientes próximos a realidade dos alunos a fim de que possam sentir na prática o que aprendem na teoria trazendo novas experiências para a sala de aula, para isso, os professores precisam gerenciar vários espaços e integrá-los no intuito de promover uma educação de qualidade pautada numa nova didática.

Anônimo disse...

O professor Moran, pelo que entendi, já trata de um sistema de educação inovadora que já está instalado, porém, com distúrbios. As abordagens dele são bem “futuristas”, já que só agora a nossa rede pública de ensino está abrindo as portas para as tecnologias digitais. Acho excelentes as colocações dele sobre ter cuidado para não empregar as mídias para mascarar as aulas tradicionais, utilizando sempre tais recursos para extrair a capacidade de elaboração do conhecimento por parte do aluno.

Anônimo disse...

Os Novos Espaços de Atuação do Educador com as tecnologias
O texto “Os Novos Espaços de Atuação do educador com as tecnologias” nos mostra de forma bastante clara a necessidade de utilizarmos,de forma significativa,esses novos espaços.
Através da leitura do mesmo,pudemos perceber que a utilização correta dessas novas tecnologias é o que irá fazer a diferença no processo ensino-aprendizagem.
De nada adiantou fazer uso de meios de comunicação como TV,vídeo rádio,se os mesmos foram utilizados de forma aleatória,permitindo que a aula continue predominantemente expositiva,não promovendo ne4nhuma mudança no mudo de transmitir o conhecimento.
O computador também trouxe inúmeras novidades,mas,durante muito tempo,serviu apenas de ferramenta de apoio ao professor,já que as atividades se resumiam a relacionar conteúdos aos textos estudados.
Hoje,vislumbra-se uma mudança satisfatória,visto que há múltiplas formas de utilização da Internet dentro e fora da sala de aula,pois uma educação de qualidade,de acordo com o autor,implica em ter acesso e competência para organizar e gerenciar as atividades didáticas em,pelo menos quatro espaços diferentes.
Assim,os avanços tecnológicos,em especial a internet(CD,DVD,PÀGINAS da WEB)permitem ao professor transmitir valores de mundo de forma interativa e difenciada,o que torna o processo ensino-aprendizagem mais significativo.

Anônimo disse...

EDUCAÇÃO PRESENCIAL E À DISTÂNCIA SEGUNDO MORAN


As novas tecnologias possibilitam ao educador e ao educando acesso a uma diversidade inigualável de informações, por isso a escola deve se organizar no sentido de equilibrar coerentemente este processo.
A Internet amplia esse processo diversificando a relação tradicional professor x aluno e criando novos espaços para a atuação de ambos, como: laboratório (organização da pesquisa), na Internet (atividades à distância) e no acompanhamento das práticas, dos projetos, das experiências que ligam o aluno à realidade, à sua profissão.
A mudança na infra-estrutura implica na mudança da postura passiva do professor e da escola para uma postura participativa, inovadora e questionadora.
O avanço na qualidade da educação depende do planejamento coerente do tempo e das atividades de presença física em sala de aula e das atividades à distância.

REFLEXÃO BASEADA NOS TEXTOS DE JOSÉ MANUEL MORAN
SIMONE MARTINS DE SOUZA, MOSSORÓ 12/11/2008

Unknown disse...

Ao ler o texto Os Novos Espaços de Atuaçao do Educador com as Tecnologias, do professor José Manoel Moran, nota-se a necessidade de mudar urgentemente à prática docente,uma vez que os alunos não suportam mais a rotina da sala de aula. Hoje, o educador é inpulsionado a refletir sobre sua atuação profissional diante da fantástica evolução tecnológica, podemos aprender de muitas formas, em lugares diferentes de formas diferente. A sociedade como um todo é um lugar previlégiado de apredizagem. Masa ainda é a escola a organizadora e certificadora principal do processo de ensino aprendizagem.
desse modo, constata-se que precisamos repensar todo o processo, reaprender a ensinar, a estar com os alunos, a orientar suas atividades e definir o que vale a pena fazer e aprender juntos ou separados.
A internet amplia esse processo, pois é uma grande aliada para favorecer a aprendizagem de modo mais prazeroso e envolvente.
Para isso, os professores precisam gerenciar vários espaços e integrá-los com o objetivo de promover uma educação de qualidade mediante as novas tecnólogias.

Anônimo disse...

O autor destaca a importância das novas tecnologias em sala de aula,principalmente no que possibilita ao educador e ao educando o acesso a uma diversidade inigualável de informações oferecidas,visando melhorar signiicativamente o desempenho do aluno em do aluno em sala de aula.Para isso é necessário a preparação do educador para enfrentar os desafios qque surge a dia.

Anônimo disse...

O autor destaca dentre um todo e principalmente a qualidade de ensino, com professores qualificados e motivados a trabalhar com boa remuneração e que sua formação pedagógica esteja atualizada podendo passar para o aluno todo seu conhecimento, dentro das condiçoes oferecidas e que o aluno necessita.
Destaca a importancia das novas tecnologias na sala de aula, principalmente a internet que é fundamental na formação do educando, as oportunidades de conhecimentos que ela oferece,destacando os três campos de atividades virtuais: O da pesquisa individual de temas, experiências.O da comunicação com com realização de debates online sobre temas pesquizados e o da produção divulgando e publicando os resultados no formato de multimídia para os colegas.Enfim a internete favorece a construção colaborativa, o trabalho conjunto entre professor e aluno, podendo participar de pesquisa em tmpo real,investigando os problemas atuais. E para isso acontecer é necessário e importante uma combinação de conhecimento, motivando o reencontro consigo mesmo.

Anônimo disse...

ATIVIDADE III

TEXTO

Diante de tantos avanços, se enfatiza as novas técnicas em todos os campos de desenvolvimento e todas as áreas de conhecimento. Quando se busca por esses espaços interagindo com um novo aprender, numa forma abrangente, como diz Moran, num emaranhado de informações distanciado e amplo, vejo os profissionais “educadores” tentando se sobrepor nesse leque de informações para uma nova roupagem no processo de ensino aprendizagem. O autor foi bem sucedido quando ele aponta vários eixos usados nas escolas, os desafios constantes, mas, que a escola é a fonte organizadora com possibilidades de transformações. Concordo plenamente com Moran, pois o que ele fala dos campos na educação on-line onde ainda é vago se fala de tal maneira, pois as idéias dele fazem jus aos profissionais educadores. Portanto, se percebem as lacunas vazias nas escolas, porque as mesmas ainda não estão aparelhadas para receber essa demanda das tecnologias.
É muito importante sabermos gerenciar, integrar, equilibrar e inovar. Mas, para que tudo isto aconteça é preciso que as escolas estejam preparadas e de forma organizada para desenvolver atividades de pesquisa ou outras de cunho pedagógico. Além desses quatro passos numa educação que dá qualidade e competências, é bem reforçado por Moran, o professor ser preparado, motivado, remunerado, formado e atualizado. O professor necessita desse domínio de conhecimento da auto-ajuda, de si próprio, para manter uma educação voltada para a atualidade e informatizada. Para isto também tem que ter o espaço de trabalho bem confortado, com recursos que ofereça condições dignas e justas.
Por fim o autor evidencia fatos comprobatórios no dia-a-dia do professor, sobre sua atualização. Acredita-se que depois deste curso possamos entender melhor o processo que invade o meio tecnológico e poder trabalhar com sistemas bem atualizados, dentro de um padrão pedagógico condizente com o mundo dos alunos.

Anônimo disse...

O TEXTO: A educação que desejamos novos desafios e como chegar la.
( de José Manuel Moran )


Esse texto mostra que não foi suficiente colocar novas tecnologias nas escolas e universidades, pois elas são apenas novas e variadas ferramentas, importantes sim, neste contexto da sociedade moderna, mas se não estivermos preparados para atuar ou aprendermos a gerenciar novos espaços de forma equilibrada, com certeza esses benefícios não serão bem utilizados, o que nos leva a crer que a internet e as novas tecnologias são ainda um desafio para nós como professores e que devemos nos aperfeiçoarmos frente a urgente necessidade de atentarmos para um melhor uso das novas tecnologias, criando novos espaços de ensino-aprendizagem e concluirmos que temos que definir o que vale a pena fazer para aprender e reaprender a ensinar

Anônimo disse...

O texto de Moran tem uma visão bem futurista,pelos menos na nossa realidade,pois somente agora é que dispomos de um laboratório de informática e são poucas escolas que tem esse privilégio.Mas sem dúvida nenhuma o uso da tecnologia é fundamental,desde que não seja usada como "verniz" como cita o professor,apenas para mascarar aulas.O professor precisa ser bem capacitado para tirar proveito de todos os recursos que um laboratório de informática dispoem.
É preciso que se tenha um bom planejamento para que aulas tornem-se produtivas e envolventes,possibilitando ao aluno a construção do seu próprio saber.

Anônimo disse...

O texto nos fala da inovaçâo na sala de aula.Na realidade é critica a situação nas escolas publicas,não temos muitos recursos,omatérial que é nescessario como carteiras não são suficientes para o alunado.Os nossos governantes deveriam se preocupar em implantar novas mudanças.Não podemos continuar da forma que está.

Anônimo disse...

O professor Moran nos apresenta a necessidade de nós professores estarmos nos preparando para trabalhar com os novos recursos tecnológicos, posto que com isso teremos oportunidade de realizar aulas mais dinâmicas, e inovadoura onde o aluno ira participar mais e consequentimente aprender mais.E um dos mais importante desses recursos é a informática que chegou para revolucionar toda a sociedade no bom sentido,pois hoje temos como nos comunicar,realizar cursos negócios e em fim quase tudo pode ser resolvido através desse veículo que é a internete ex(fazer compras,ir ao Banco etc,etc...)sabemos que no caso de nosso Estado ainda é pouco os investimentos para com os profissionais dos serviços públicos,mas já se vê engatinhando esse olhar para que possamos vivenciar essas práticas;é o nosso caso que ora estamos participando desse curso,com isso nos motivaremos a lidar com essa nova realidade.

Anônimo disse...

O texto traz uma reflexão clara quanto a importância dos professores para atuar no mundo virtual, pois os professores precisam estar preparados para os novos desafios da
educação, criando novos desafios didáticos.

Destaca-se ainda a importância, de que os conhecimentos nessa área quanto a pesquisa e que informações são relevantes, como também saber usar adequadamente as ferramentas.

Em resumo os professores não estão preparados para esses desafios; não adianta só instalar laboratórios de informática, tem que haver capacitação para os professores sobre o uso das novas tecnologias. Daí surge a necessidade de um currículo organizado e flexível aos novos desafios.

Esse curso está nos dando um impulso rumo a esses novos desafios, contribuindo com conhecimentos novos e tornando-os uma aprendizagem prazerosa.