domingo, 5 de outubro de 2008

II semana a distância - Atividade: Lendo e produzindo texto com o BrOffice Writer

Para desenvolver esta atividade, siga os seguintes passos:

1. Leia a introdução da p.80, os textos das páginas 99-117, 148-152 e 164 a 168.
2. Reflita sobre as seguintes questões:
a) Qual o papel do educador nesse contexto das novas tecnologias?
b) De que forma as interações, possibilitadas pelas ferramentas da Internet (e-mail, bate-papo, fórum, lista de discussão, blog, sites de relacionamentos - MSN, Orkut e outros), podem afetar e modificar as relações entre alunos e professores?
c) Como aproveitar o e-mail nas atividades pessoais e escolares?
d) De que maneira os conhecimentos contruídos até agora podem ajudá-lo na execução de suas tarefas profissionais e melhorar a sua prática pedagógica?
3. Depois de refletir, elabore um texto, socializando com seus colegas, suas considerações pessoais.
Para escrever seu relato, utilize o editor de texto BrOffice.org Writer. Salve seu texto na sua pasta, poste-o aqui e envie-o, como anexo, para o email do seu formador (jarinha1000@gmail.com).
IMPORTANTE: Não se esqueça de colocar seu nome nas atividades!!!
Abraços!

13 comentários:

Anônimo disse...

Jaritza, boa noite
amanhã não poderei ir ao curso, pois inicia um curso na dired sobre currículo o dia todo. Portanto faltarei amanhã passei as respostas das atividades faltou a parte do falar pessoal, pois houve um problema na computação. depois te enviarei

Anônimo disse...

acabei de ver a atividade desta semana, quando responder passarei o email ok? olhem meninas!! quando chegar na escola quero saber como foi a aula o que fizeram tudinho. beijos.

Anônimo disse...

Escola Estadual Prof. Hermógenes Nogueira da Costa.
Aluna: Terezinha Silva.
Professora: Jaritza Menescal.
Curso: Introdução à Educação Digital.

O papel do educador nesse contexto das novas tecnologias, é desenvolver as habilidades de saber lidar com as informações eletrônicas e ao mesmo tempo compartilhar esse conhecimento de forma sistemática e útil com os seus alunos.
Nesse processo de interações possibilitadas pelas ferramentas da Internet, se faz necessário a compreensão das funções tecnológicas para a construção de uma interação sadia e eficaz. Por outro lado sabe-se que nada poderá substituir a necessidade do contato pessoal humano. É por conhecer os alunos em suas individualidades que o professor pode ajudá-lo a ter um melhor desempenho. O computador não pode fazer a mesma coisa, por isso cada um de nós deve ter a preocupação de reforçar a socialização dos alunos, pois que as relações humanas devem ser preservadas para se evitar o individualismo excessivo, uma característica marcante dessa nova era.
É importante o aproveitamento de e-mail nas atividades pessoais e escolares porque podemos recuperar as aulas perdidas sem sair de casa e sem precisar recorrer à ajuda de colegas. No entanto a Internet ganha em velocidade e em volume de informações, provocando um novo desafio na nossa vida profissional e pessoal.
Na minha situação de aprendiz, não adquiri conhecimento suficiente para executar nas tarefas profissionais, esse questionamento, na minha percepção, deverá ser feito na conclusão do curso.
Tenho observado que a turma da E.E. Hermógenes Nogueira da Costa, está sempre unida, questionando, à procura de ajuda e também quem está numa fase mais avançada tecnologicamente, tem demonstrado interesse em cooperar com o próximo. Esse curso veio no momento preciso para que seja fortalecida cada vez mais; a união, humildade, sinceridade e acima de tudo o contato humano.
Dessa forma, todos sairemos vencedores e na esperança de colocarmos em prática o novo aprendizado.

Mensagem:

“A vida é o amor que se estende construindo pontes sobre baías de incertezas para tocar mãos, corações e almas, na experiência da união”.

(Peter Seymor)

Anônimo disse...

ATIVIDADE DA 2ª SEMANA – FRANK WERLLY M. DE BRITO
Ref.: (Leia a introdução da p.80, os textos das páginas 99-117, 148-152 e 164 a 168.)

Respostas aos questionamentos

2)
A- Como educadores, não podemos nos permitir ficar para trás no que se refere ao conhecimento sobre as ferramentas da internet disponíveis, já que necessitamos entrar no contexto do nosso aluno para assim conseguirmos uma interatividade a fim de atingir objetivos educacionais específicos. Adquirimos daí mais um papel importante, que é o de participar desse mundo virtual que nossos estudantes habitam, progressivamente, para inserir por esse meio o conhecimento que antes era limitado a sala de aulas (quadro-giz), dinamizando o processo.

B- Essas ferramentas, para mim, têm um efeito inicial de “humanização”, em que o relacionamento professor-aluno rompe os limites da sala de aulas. Torna-se crucial aí uma conduta exemplar exposta pelo professor através desses meios (no ORKUT, por exemplo). Do simples fato de perceber que o seu professor está inserido no mundo virtual da Internet, ergue-se a sensação da possível existência de um diálogo entre os dois por parte do aluno, o que pode se expandir por toda uma turma. Dispondo-se à vontade (respeitando limites, é claro), poderá o professor passar a empregar o meio virtual para fins de estudo: pedindo a participação de seus alunos na votação de uma enquete, criando um grupo para compartilhamento de idéias, discussões sobre o uso da ética na rede mundial, etc.

C- Para atividades pessoais, o serviço de e-mail já me serve há muito tempo. Envio avaliações, planejamentos para escolas em que trabalho, recebo orientações da minha tutora do curso de especialização, informativos promocionais de lojas que requisitei, envio e recebo mensagens de colegas... Mais uma aplicação no âmbito escolar pode ser a distribuição de material de pesquisa (por exemplo, alguns alunos me pediram para enviar por e-mail a apresentação em ppt sobre trigonometria que vimos no laboratório da E.E. Hermógenes).

D- Eu já tenho idéia de como empregar os conhecimentos que tenho adquirido com o curso. Seria com a criação de um grupo de discussões inicialmente com o 9º ano. Mas infelizmente, não dispomos de internet no nosso laboratório, ainda. Também já circula entre as colegas professoras a construção de um blog ou site para nossa escola.

Até logo a todos.

Anônimo disse...

A ESCOLA E A INFORMÁTICA

A informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem vem aumentando a cada dia.Segundo Piaget para que a aprendizagem aconteça é preciso que a criança interaja com o mundo a sua volta.E sem dúvida nenhuma a informática possibilita essa interação.
O professor deve ser o mediador que irá utilizar os recursos como e-mail,MSN,chat,bate-papo que tanto atraem os alunos,para reforçar conhecimentos,desenvolver o senso crítico do aluno e apoiar no processo de reflexão e construção do conhecimento,visando o desenvolvimento integral do indivíduo.É importante que o professor possa refletir sobre essa nova realidade,repensar sua prática e construir ações pedagógicas que proporcione situações de aprendizagem.Para isso se faz necessário capacitação como essa,para que os professores possam sentir-se seguros na utilização dessas ferramentas.
Com relação ao curso até o presente momento, os conhecimentos adquiridos ainda não foram o suficiente para melhorar a minha prática, pois sou uma iniciante na informática,mas as expectativas são muitas.Acredito que ao final dessa etapa estaremos aptos a lidar com esse sistema.Como o línux é um programa novo para nós,seria bom fazermos uso do laboratório de informática como extensão desse curso,pois só assim exercitaríamos o que aprendemos.Infelizmente, nem todos tem acesso a essa ferramenta tão essencial ao nosso cotidiano.
Aos colegas que assim como eu estão num estágio inicial é preciso que sejamos perseverantes, pois quanto maior a dificuldade maior será nosso mérito em tentar superá-la.
Abraços!!!!

Anônimo disse...

II Semana a distância – Atividade: Lendo e produzindo texto com o Broffice Writer

A - Qual o papel do educador nesse contexto das novas tecnologias?

O professor passa a ajudar o aluno através das novas tecnologias (informática e internet), facilitando a vida dos estudantes, quanto dos professores, visto que permitem maior rapidez nas comunicações interagindo com a aprendizagem.

B – Possibilita quando amplia a experiência ou relações entre professores e alunos, relacionando idéias fortes tornando mais amigos, pois os mesmos podem conversar, transmitir idéias, etc. Isso só acontece quando existe um elo de amizade sincera, para que não venha afetar as relações entre alunos e professores.

C – O e-mail facilita a vida das pessoas, inclusive dos alunos e professores, pois podemos enviar trabalhos, vídeos, fotos, textos e outras coisas mais em fração de segundos.

D - Para falar a verdade estou ainda sentindo muita dificuldade, pois não tinha acesso a nenhum computador, como também a cursos.

Quanto a esse que estamos fazendo é muito bom o que dificulta é o número de pessoas e os computadores são muito poucos. Mas se Deus quiser no final deste, conseguirei melhorar a minha prática pedagógica e profissional.

Unknown disse...

Escola Estadual Professor Hermógenes Nogueira da Costa
Aluna: Maria Risoneide de Lima Fernandes
Professora: jaritza Menescal
Curso: Introdução a Educação Digital

Nos dias atuais é relevante que o professor reflita sobre seu papel mediante as novas tecnologias, pois, como educador não podemos nos permitir ficar para trás no que se refere ao uso da informática. No meio educacional, sua utilização como instrumento de apredizagem é essencial, assim, o educador deve ser um mediador que irá utilizar os recursos do correio eletrônico para interagir com os alunos, pode ser utilizado, e-mail, orkut, para enviar conteúdos perdidos, como também indicar site para pesquisas etc.. Com isso a relação professor/aluno passa a ronper os limites da sala de aula, criando assim uma relação amigavel e até carinhosa. Quanto aos conhecimentos construidos até agora para mim foi muito significativo, no lado profissional, tem ajudado a passar informações rápidas através de e-mail, enviar e receber mensagens. Quanto ao lado pessoal estou adorando, pois, estou me comunicando, com parentes distantes que eu tinha dificuldades de manter contato. Enfim, o curso tem me trazido inormes benefícios.

Anônimo disse...

ATIVIDADE DA SEMANA 2 – IREMAR MARIA DE FREITAS OLIVEIRA

Com a educação a distância, o professor torna-se uma pessoa mais experiente na aprendizagem da informática, da tecnologia e da internet, o que facilita a comunicação mais rápida entre professor e aluno motivando ambos a avançar no mundo da internet integrando-se a experiência de aprender e passar esta mesma experiência para os alunos, mostrando um avanço importante nas novas aulas, nas atividades escolares, o que modifica bastante a nossa vida pessoal e profissional mostrando o avanço de pessoas que buscam trocar o giz pelo computador, o que fica bem mais prático para o professor tendo acesso a internet, por que temos como realizar atividades e acompanhar os alunos no mundo virtual.

Anônimo disse...

ATIVIDADE DA II SEMANA A DISTÃNCIA

Questões:

a) O papel do educador nesse contexto das novas tecnologias é fundamentar seus conhecimentos nesta área para que possa interagir nesta linguagem com os outros.
b) As interações, as possibilidades pelas ferramentas afetam e modifica as relações entre alunos e professores, quando estes forem usados para conversa informal, trocam de idéias, experiências, informações e de conhecimento, modificamos sim, ambos passam a se conhecer melhor através de suas idéias, afetando de maneira agradável, interativa e afetiva.
c) Nas atividades pessoais e escolares aproveitamos e-mail para verificarmos o conhecimento que se tem com o mundo da informatização, acredito que, a partir do momento que as pessoas acessam o e-mail ele já está aproveitando os conhecimentos adquiridos como no uso de pesquisa.
d) Os conhecimentos construídos até agora ainda não ajudou na execução de tarefas profissionais para a melhoria da prática pedagógica, pois, o uso deste não é intensificado no sentido de por em prática. Somente a partir da prática posamos dizer que os conhecimentos ajudam nas atividades, mas, a escola ainda não está preparada para esta finalidade. Não se pode usar por não estar completo falta à internet.

TEXTO

No mundo informatizado, se vive na dependência do processo construtivo da linguagem virtual, o ser humano passa por várias etapas durante todo o seu desenvolvimento pessoal e educativo, constrói o conhecimento sempre interagindo com outros, principalmente hoje. O individuo não deixa de estar sempre buscando novos caminhos, uns para aprender, outros para se fundamentar ou aprofundar os conhecimentos tecnológicos para facilitar o desenvolvimento do seu trabalho.
Nessa fundamentação possa interagir nesta linguagem com os demais, usando nas conversações, nas informações, troca de idéias nas experiências profissionais e que tudo isto venha a contemplar a um conhecimento pessoal e profissional para uma socialização mais afetiva.
Acredito que a cada momento que se conversa por e-mail ou outras fontes mesmo postando mensagens ou conversa diversas favorece uma troca de informações podendo ser utilizado pelos bate-papos tanto pessoal como escolar. Isto se formasse uma rede de informação entre um grupo num mesmo objetivo, a comunicação, o aprendizado.
Pois, isto só acontece quando houver a partilha da prática entre os envolvidos do processo de aprendizagem na escola desenvolvendo as habilidades formadoras.

Anônimo disse...

A internet e o avanço tecnológico estão facilitando nos trabalhos dos professores como também despertando o interesse nos alunos que estão buscando mais informações através da internet fazendo novas amizades.As escolas tem adquirido bastante conhecimento com a informática através da mesma estamos conseguindo organizar os trabalhos burocráticos.

Anônimo disse...

O papel do educador no contexto das novas tecnologias é oportunizar aos alunos situações de aprendizagem em que os mesmos possam interagir com esses novos conhecimentos. Dessa forma, as interações possibilitadas pelas ferramentas da internet (e-mail, bate-papo, fórum, blog e outros) podem afetar e modificar as relações entre alunos e professores positivamente, uma vez que oferece a ambos a possibilidade de (re) construção do conhecimento, além de favorecer a aproximação, o diálogo e o aperfeiçoamento do processo de comunicação, este pautado em princípios éticos. Não restam dúvidas que os conhecimentos construídos até agora neste curso têm contribuído muito na execução das minhas tarefas pessoais, profissionais e apontam para um fazer pedagógico mais dinâmico, reflexivo e participativo.



Aldeíza Maria

Anônimo disse...

INTERAÇÃO CONSTRUTIVA

Neste contexto das novas tecnologias, o educador deve construir ou reconstruir seu auto-conhecimento, a fim de interagir com as mudanças que ocorrem ao seu redor e que se fazem necessárias, em caráter de urgência.
A Internet possibilita essa interação professor x aluno através de troca de mensagens eletrônicas ou busca de informações de todas as partes do mundo, facilitando o trabalho, o inter-relacionamento e tornando o aprendiazado mais atrativo e agradável.
O e-mail pode ser usado nas atividades escolares não só como troca de mensagens, mas como meio para compartilhar saberes e socializar conhecimentos através da aprendizagem coletiva.
Os conhecimentos adquiridos neste curso se somam formando um todo homogêneo como a abertura de um e-mail, criação de uma pasta, digitação e formatação de textos, conhecimentos estes de grande valia e que nos ajudarão significativamente na vida profissional.

SIMONE MARTINS DE SOUZA
MOSSORÓ, 12/11/2008

Anônimo disse...

O papel do educador no contexto das novas tecnologias é interagir com os alunos os novos conhecimentos para que os mesmos venham se apropriar desses conhecimentos de maneira positiva, onde a relação professor x aluno não seja afetada.
O professor não pode deixar que internet ocupe o seu espaço, pois nada substitui a necessidade do contato pessoal humano.
Quanto ao e-mail, pode ser usado nas atividades escolares, na troca de experiências, comunicação com parentes distantes e aumentou o nosso circulo de amizades, enfim veio somar.